22 de dez. de 2012

Sementes do nosso quintal

Recomendo o filme Sementes do Nosso Quintal mais do que generoso no olhar para a infância. Para quem trabalha com crianças não dá para ficar sem conhecer porque nele a vida transborda de delicadezas, o aprender é pleno de sentidos do mundo, o encontro com o outro é humano no mais belo sentido. Um quintal fértil em imaginação, encontro, sabedoria de criança, adultos e cuidados especiais com a Vida.




Tive a honra de conhecer a escola Te Arte num dia em que, curiosamente não tinha crianças, mas elas estavam lá mesmo assim. Só de olhar a organização do espaço pleno de intencionalidades para conversar com as crianças é como se aquele terreno estivesse povoado com mil sons inaugurais de vida , mil brincadeiras , traquinagens e descobertas.



Depois veio o deleite de assistir o filme de Fernanda Heinz , ex- aluna desta escola Te Arte e conhecer cada canto e magias cotidianas deste espaço concebido por Teresita e todos que estiveram por lá.



Conhecer a proposta de vida da Te Arte sob o olhar da criança que está dentro da mulher Fernanda é uma experiência impactante para quem procura caminhos sensíveis para aprender com as crianças e aventurar-se a ensiná-las sobre a existência.



Enfim , recomendo muitíssimo a apreciação do filme desta profissional que teve a paixão de filmar durante 4 anos o dia a dia das crianças e a generosidade de passar horas a fio tecendo a história de uma escola que brinda a vida , o encontro todos os dias. Sementes do nosso quintal!