22 de fev. de 2012

Imagens do brincar - Carlos Dala Stella


[Clique na imagem p/ ampliá-la]

Tem muito trabalho do Carlos que entraria nesta coleção de imagens do brincar que comecei a fazer, inclusive todos os desenhos feitos por ele no livro Quer Jogar? Edições SESC SP, mas tem uma imagem sua que escolho por ter uma história sensível e de desejo por trás dela. Trata-se da tela "La Donna con il figliolo in cuore" (Acrílica sobre tela - 110 x 74 cm)

Ele retrata nela o desejo tão intenso de uma mulher ter o filho que antes mesmo de engravidar já é mãe sem ter a criança materializada. Seu figliolo já existe em sonho-desejo, pensamento, imaginação e sensibilidade a flor da pele de gestos de carinho.

E o curioso é que a temática da tela "A dona com o filho no coração" foi inspirada numa amiga do artista que tinha um forte desejo de ser mãe e não conseguia engravidar apesar de tantos tratamentos. E Carlos lia nas entrelinhas: "ela já é mãe, só falta o filho!" Passa então a pintar a mãe com o filho. Terminada a tela recebe a notícia que sua amiga está grávida do filho que ele já enxergava nos ares!

Na tela, o rosto solar iluminado da mãe em potencial, que traz no lugar do cordão umbilical, um cordão com lastro no coração vislumbra o filho brincando com ela em sonho. Na vida real também é assim, os sonhos de verdade se materializam e ganham contornos próprios. Rompem a casca do desejo e participam de nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário