22 de fev. de 2012

Imagens do Brincar - Paul Klee

[Clique na imagem p/ ampliá-la]

Em 2012 inauguro no blog a postagem de uma série de imagens do brincar . E não se trata só de imagens de brincadeiras infantis, mas de artistas de imaginário sensível que sabem brincar com lápis, pincel, câmera, tesoura, argila ou qualquer outro material pretexto para boas viagens.

Inicio com um desenho de 1940 (wilder Knaben Spiele) do livro de Paul Klee: Ein kind träumt sich - Tilman Osterwold - Hatje.

Ganhei o livro na loteria: o consegui ao preço simbólico de R$2,00 num sebo alemão Descobri nele a generosidade da Arte em me tornar leitora em qualquer idioma.


O livro todo é recheado de desenhos oníricos que lembram traços infantis, matizados pela experiência de anos de intimidade com os materiais expressivos somado à sensibilidade estética e poética para com o mundo.


Pelo título Ein kind träumt sich, logo identifiquei a palavra criança em alemão,mas não tinha idéia do restante de seu significado. A tradução do título me foi dada pela atendente que sabia um pouco de alemão e arriscou a seguinte interpretação: "Uma criança se sonha". Que surpresa boa saber que o que tinha lido como sonho nas imagens também estava presente no título!

Fiquei com esta primeira tradução em mente desfrutando dos sentidos ocultos nela! Sonhar-se, viver a imaginação à solta, empinar pensamentos, saltar o imaginário, gerar brincadeiras... Que essência bonita da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário