2 de jan. de 2010
Jogo do Deserto do Saara
Em passeio pela livraria Casa del Libro em Madrid descobri dois livros fascinantes de jogos africanos* , sendo um deles específico de jogos do Deserto do Saara. Neste caso o tabuleiro é riscado na própria a areia, os dados são substituídos por búzios ou conchas e os peões por pedras, gravetos ou até mesmo fezes redondas de animais!
Quando fui convidada para uma semana de jogos africanos pelo SESC Vila Mariana, não pude resistir à idéia de levar bacias com areia para ensinar alguns destes jogos às crianças. Lembro de um menino de 5 anos encantado com o jogo e com a possibilidade de aprender mais sobre a cultura lúdica de outro continente e também com a própria areia que, na cabeça dele, vinha de muito longe: pegava punhados dela e soltava na bacia observando com olhos brilhantes os grãos deslizarem de suas mãos dizendo: “areia do Deserto do Saara!” Eu, admirando sua fascinação, não tive coragem de dizer que era areia comprada em casa de aquário, preferi a magia daquele momento que o transportava para o outro lado do oceano.
* Juegos de África – Valérie Karpouchko ed. Takatuka, 2008
*Juegos Saharauis para Jugar en la Arena – Juegos y Juguetes Tradicionales del Sáhara - Fernando Pinto Cebrián – Miraguano Ediciones, 1999
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ahhh... como joga? conta pra gente vai... domenicojr@gmail.com
ResponderExcluiro jogo acima se chama Concha Paraíso
ResponderExcluire as regras se parecem com jogos de percurso:
De origem desconhecida é um jogo popular na África, apropriado para se jogar na areia,
no qual se usam conchas ( búzios) como dados.
Número de Jogadores: 2 a 5
Materiais:
Um bastão, por jogador, que representa o padre
Dois búzios ( “dado”)
Um traçado de caminho feito com uma dezena de círculos concêntricos
Regras:
Objetivo do jogo: ser o primeiro a levar o padre ao paraíso (círculo central)
Mecânica do jogo:
O círculo central simboliza o paraíso e os bastões, que funcionam como fichas, representam os padres.
Inicia-se o jogo com os bastões cravados na areia, fora dos círculos.
O primeiro jogador lança as conchas, como se fossem dados.
Se as conchas caem com a face redonda para cima, o padre avança 2 círculos.
Se caem, uma face redonda e outra face com a parte aberta da concha, o padre avança um círculo.
Se as duas conchas caem com a parte aberta voltada para cima, o padre não se move.